quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Meu nome é Raul, tenho 35 anos e nasci com lábio leporino...


Meu nome é Raul, tenho 35 anos e nasci com lábio leporino bilateral com fenda palatina. O que isso significa? Que as fissuras ficavam em duas partes do lábio superior e sem o céu da boca. Na década de 80, época do meu nascimento, pouco se conhecia sobre o problema. Mitos e lendas eram atribuídos às causas, como o simples fato da mãe carregar uma chave no bolso durante a gravidez. Mas o que causava maior temor aos pais daquela época era o preconceito que eles, e principalmente, os filhos fissurados enfrentariam na sociedade.


PAIS e FAMÍLIA. Deus me colocou nos braços de dois seres abençoados, meu pai e minha mãe, que conseguiram manter a calma e fazer de um possível “problema”, uma luta diária pela minha saúde e principalmente pela minha autoestima e evolução como ser humano. Além deles, tenho 03 irmãs, grandes parceiras no tratamento e convivência familiar.



O médico que realizou meu parto indicou aos meus pais um lugar iluminado, o HRAC - Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP, carinhosamente chamado de Centrinho, localizado na cidade de Bauru/SP. Comecei a frequentar o centrinho aos 04 meses de idade. Lá, as crianças recebem todo o apoio e recursos necessários, mas mesmo assim as viagens são custosas e cansativas, pois no início precisei ir à Bauru até 4 vezes no ano, em virtude da complexidade do tratamento, sendo ao longo da minha vida, realizadas mais de 12 cirurgias reparadoras, momentos estes, de cuidado redobrado de meus pais e familiares, já que o sucesso da cirurgia estava diretamente relacionado ao pós-operatório.



Apesar do tratamento complexo, uma preocupação latente gira em torno da inclusão social. Na escola, meus pais sempre fizeram questão que eu participasse de todas as atividades. Dancei em festa de São João, participei de jogos olímpicos, concurso de dança, teatro, atividades estas, essenciais para que a fase escolar fosse encarada com tranquilidade.



AMIZADES. Fiz as melhores, duradouras e sinceras. Confesso que não lembro como fazia para explicar sem rodeios aos colegas o motivo da minha “boca torta”. O grande segredo é lidar e agir normalmente - resultado claro de uma base familiar que tratou meu caso com naturalidade. Os poucos colegas que faziam piadas, eram anulados quando eu sorria e mostrava que nada me tornava diferente deles.

Chega, então, a época dos relacionamentos amorosos. A autoestima é determinante para que o fissurado mostre que sua beleza se sobrepõe àquela imposta pela sociedade. E realmente, não há estética que resista aos hormônios. Naturalmente, o jovem consegue relacionar-se, cabendo aos pais orientar os filhos sobre valorização e respeito ao próximo. Da mesma forma encarei o mercado de trabalho, pois o lábio leporino não invalida ninguém, estando todos aptos ao trabalho, esporte e lazer, desde que estejam dispostos a priorizar suas metas e objetivos pessoais.




FAMÍLIA. Sim, formei a minha. Sou casado com uma linda esposa há 08 anos e sou pai de uma princesa de 05. Como as causas das fissuras ainda são pouco conhecidas, existia a possibilidade da Maria Luísa, ou ainda dos nossos próximos filhos, nascerem fissurados, mas ela nasceu sem o lábio leporino e, sinceramente, apesar de um inevitável medo, é muito claro que o lábio leporino é apenas uma gota no oceano de tantas doenças que limitam ou até invalidam o ser humano.





Hoje sou farmacêutico pós-graduado, citologista, funcionário público federal, corredor amador de meia-maratona e um ser humano aberto às mudanças e oportunidades que a vida tem para me oferecer, e não poderia ser de outra forma, uma vez que meus pais foram peças-chave na inclusão social, me ensinando que não há vergonha que vença o amor, desespero que vença a esperança e cansaço que vença a vontade de viver.


10 comentários:

  1. Parabéns Raul, tenho orgulho de ser teu amigo e fazer parte da tua família, vc é um exemplo de ser humano. Venceu e continua vencendo obstáculos característicos da vida. Graças a Deus!

    ResponderExcluir
  2. Deus é fiel e te presenteou com tudo de melhor pq Ele ama a todos da mesma forma e desde quando estava formado no ventre da sua mãe já te fazia um vencedor e já tinha escrito sua trajetória de sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Deus é fiel e te presenteou com tudo de melhor pq Ele ama a todos da mesma forma e desde quando estava formado no ventre da sua mãe já te fazia um vencedor e já tinha escrito sua trajetória de sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal Raul escutar tua trajetoria de vida com vitórias, tua base familiar te tornou um homem íntegro e sem preconceitos. Que a tua história possa servir de exemplo e coragem pra muitos que deixam de viver uma vida normal. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. parabéns primo que Deus continue te iluminado

    ResponderExcluir
  6. Raul que história emocionante, você mostra ao mundo o poder da superação. Sou mais feliz depois de ler e conhecer sua história de vida. Obrigada !!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu convive com Júnior muitos destes momentos.ele era igual a todas as crianças do predio,parabéns a vc pela coragem e seus pais pela dedicação bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu convive com Júnior muitos destes momentos.ele era igual a todas as crianças do predio,parabéns a vc pela coragem e seus pais pela dedicação bjs

    ResponderExcluir
  9. Linda história. Nós que convivemos com vc sabemos da sua luta, dos cuidados pós cirurgia, principalmente quando queria jogar futebol, rs. Parabéns !!!!

    ResponderExcluir
  10. Parabens. História de superação e de exemplo.

    ResponderExcluir